domingo, 8 de dezembro de 2013

MAURICIO DE SOUSA, MÔNICA, CEBOLINHA E NICO & LAU NO EVENTO DA CGU CONTRA A CORRUPÇÃO.


Turma da Mônica em show - Cuiabá / 2012.
Centro de Eventos do Pantanal 

Lau, Chico Bento e Nico.

Mauricio de Sousa com a homenagem
do 5º Humor do Mato.
Evento realizado pela Nico e Lau Produções


Cidade
Sábado, 07 de dezembro de 2013, 14h43
Dia Internacional Contra a Corrupção será comemorado em Cuiabá


Há 10 anos, no dia 9 de dezembro de 2003, mais de 100 países firmavam um acordo com o objetivo de combater a corrupção instalada em várias nações. Desde então, nessa data, é celebrado o Dia Internacional Contra a Corrupção que, este ano, será comemorado em Cuiabá, no dia 10 de dezembro, a partir das 8h, no Sesipark. Com ato solene e programação voltada às crianças, o evento é uma realização da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, Correios, Sindicato Nacional de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).
Para o chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa, é fundamental envolver as crianças desde cedo nesse processo para que cresçam cidadãos responsáveis. “Trabalhar esses temas no cotidiano de crianças e na própria escola pode contribuir na formação ética e na construção da cidadania responsável, na medida em que possibilita às crianças o desenvolvimento da consciência de cada situação e ação em que se necessite o julgamento ético, e lhes permitirá repensar o seu papel na sociedade, que não é o de mero expectador ou de coadjuvante, e sim de protagonista no processo de construção de uma sociedade mais justa, responsável e inclusiva”, explica.
O evento terá início na parte da manhã, com a solenidade de comemoração aos 10 anos da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, e contará com a participação dos Correios na cerimônia de obliteração do selo personalizado e carimbo comemorativo em alusão à data. Ainda serão homenageados na solenidade o ex-Ministro da CGU, Waldir Pires, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o cartunista Mauricio de Sousa, entre outros, pelas ações em conjunto com a CGU na prevenção e combate à corrupção.
Além da abertura, cerca de 200 crianças convidadas da Escola Municipal Elza Maria Luiz Esteves, Sesiescola unidades de Cuiabá e Várzea Grande, Grupamento de Crianças da Polícia Militar e do Projeto Bombeiros do Futuro, participarão de oficinas ministradas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Correios e CGU. Também haverá o ‘Contador de Histórias’ com motivo baseado no site ‘Criança Cidadã-Portalzinho da CGU’, que busca ensinar às crianças brasileiras noções de ética e cidadania por meio de jogos e historinhas. Às 11h, a comemoração do Dia Internacional Contra a Corrupção fica por conta da apresentação dos personagens do Mauricio de Sousa, Mônica e Cebolinha.
No início da tarde, haverá um show da dupla de humoristas Nico e Lau, seguida de nova apresentação dos personagens Mônica e Cebolinha. A participação do Instituto Mauricio de Sousa é imprescindível no evento, pois busca, por meio de ações e projetos nas áreas de cultura, cidadania, esporte, entre outros, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social. Para Mauricio de Sousa, “Não se combate a corrupção sem ações educativas. Por isso estaremos sempre presentes em toda campanha pela cidadania”.
Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, debater o tema corrupção ainda na infância é crucial para a formação de cidadãos responsáveis. “Ética e cidadania são temáticas que devem ser abordadas no ambiente escolar, pois auxiliam na formação dessas crianças que serão no futuro o alicerce de uma sociedade digna e livre de corrupção”, pontua.

Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção
O acordo mencionado acima é conhecido como Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, foi assinado na cidade de Mérida, no México, e entrou em vigor em 14 de dezembro de 2005. Com 71 artigos, é o mais abrangente instrumento internacional que vincula juridicamente os países no combate à corrupção. No Brasil, a Convenção das Nações Unidas contra Corrupção foi ratificada pelo Decreto Legislativo nº 348, de 18 de maio de 2005, e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. A Controladoria-Geral da União – CGU - é o órgão responsável por acompanhar a implementação da Convenção no Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário