terça-feira, 3 de maio de 2011

GENTE E CULTURA. MATO GROSSO AGORA.

                                              
          Em virtude de seu processo de formação e desenvolvimento Mato Grosso se tornou um estado multicultural.  Abrigamos em nossas terras gente vinda de todas as regiões do Brasil. Somos por isso mesmo, um povo multifacetado, cuja tolerância e solidariedade são características fundamentais da nossa cultura.
          Os povos que para cá vieram: do sul, nordeste, sudeste, nortistas e mesmo de outros países como Itália e Japão, encontraram aqui convivência harmônica e terreno fértil para prosperidade.  Mato Grosso é hoje um grande mosaico de gentes e culturas que formam uma enorme diversidade registrada em poucos lugares do Brasil. Vivemos na cultura da paz e integração, fatores que alicerçam o crescimento humano e social deste estado.
          Quando se trata Mato Grosso como periferia do país, esta se falando exclusivamente de questões mercadológicas e do olhar indiferente da mídia para esta região, que pena! Estamos localizados no centro do país, temos ar, água e floresta ainda em abundância, isto constitui privilégio que ainda haveremos de saber desfrutar.
           Dia 9 de maio comemora-se o aniversário de Mato Grosso, data oportuna para celebrar as manifestações culturais que têm abrigo em nosso território. Um grande painel de danças, cantos e credos populares consagrados em nossos costumes.
          O nosso des/conhecido linguajar, tão peculiar que nos distingue e, às vezes, nos discrimina, convive sufocado pela fala dominante dos novos e dos não-cuiabanos. Fato natural na cronologia do tempo, desgaste irremediável de uma cultura oral que sobreviveu em função, também, do longo isolamento vivido pelo estado. Hoje este linguajar é matéria viva na performance dos humoristas mais populares da região, que tentam não deixar a pira apagar.
          Vem aí Copa do Mundo, grandes eventos, obras e similares. É hora de olhar e perceber Mato Grosso, principalmente sua gente e sua cultura, porque soja e algodão todo mundo já conhece.



Os bonecos de Nico e Lau - 2009

Nico, Ceguinho e Lau - 2004

Nico, Saulo Laranjeira e Lau  - 2004

Lau, Zezé di Camargo e Nico - Gravação de DVD - 2009 - Cuiabá/MT

Lau, Claudia Rodrigues e Nico - 2º Festival Nacional do Humor - Cuiabá/MT - 2007

Nico, Paulo Silvino e Lau - 3º Festival Nacional do Humor - Cuiabá/MT - 2010

Lau, Falcão e Nico - 3º Festival Nacional do Humor - 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário