quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NICO E LAU - PROGRAMA ME ENCONTREI

Nico e Lau, representantes do OIT/Brasil, crianças e adolescentes
 do Programa Me Encontrei e FEPETI/MT

Nico e Lau, fazem abertura do Programa "Me Encontrei"
Cenarium Rural - Cuiabá/MT

Nico e Lau na campanha contra a exploração
 do trabalho infantil em Mato Grosso

A Conferência Estadual do Trabalho Decente em Mato Grosso foi aberta no dia 25 de outubro de 2011, em solenidade ocorrida no Cenarium Rural – Cuiabá/MT, e contou com a participação de representantes dos governos Federal e Estadual, da OIT, da CONATRAE, do Ministério Público do Trabalho – MPT, de entidades não governamentais, sindicalistas, entidades patronais, e do Ministério do Trabalho e Emprego. Que é uma preparação de Mato Grosso para a Conferência Nacional que acontecerá em maio de 2012, em Brasília.

Durante a abertura da Conferência, a famosa dupla humoristica Nico e Lau fez a apresentação do programa ME ENCONTREI, de maneira lúdica, e em contribuição social com a proposta que tem como objetivo combater as piores formas de trabalho infantil. O programa é coordenado pelo FEPETI – Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, sob a supervisão da OIT (organização Internacional do Trabalho) e o executor é o SENAI/MT. A iniciativa tem o apoio da Superintendência Regional do Trabalho, do SESI, da FIEMT, da SEDUC, do SESP, do SENAC, da Prefeitura de Cuiabá e do MPT – Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso. Thiago Gurjão Alves Ribeiro, procurador-chefe do MPT/MT disse em seu discurso que o combate ao trabalho infantil e a consolidação do trabalho decente passam necessariamente pelo respeito aos direitos elementares da pessoa, como, por exemplo, o respeito à dignidade, a igualdade nas relações de trabalho e o respeito ao direito de greve.

O programa ME ENCONTREI já começa atendendo a um grupo de 50 jovens entre 14 a 17 anos de idade, considerados em situação de risco social, selecionados pelo FEPETI, e que receberá curso de qualificação profissional na área de agente administrativo industrial. O curso é patrocinado por sete empresas. A partir de 2012, o curso a ser ofertado será escolhido com base na demanda do mercado de trabalho.

A diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo destacou as parceiras que possibilitaram esse avanço em Mato Grosso, com a adesão a Agenda do Trabalho Decente, em 2009, e que projeta o estado dentro do cenário nacional brasileiro, contribuindo com o esforço de mobilização da sociedade em torno da consolidação de melhores condições de trabalho.

A representante da Secretaria Nacional de Defesa e Promoção de Direitos Humanos, Maria Ivonete destacou a importância da participação de Mato Grosso nesse processo inédito e pioneiro no mundo, por ser considerado o mais amplo processo de diálogo social sobre o tema.

Para a secretária de Trabalho e Ação Social, Roseli Barbosa, o estado assumiu o desafio de contribuir com esse pacto social pelo trabalho decente.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Mato Grosso

video

Nico e Lau na TV Centro América/MT
e TV Morena/MS, ambas afiliadas da Globo no programete
"Papo Cabeça" - Trabalho Infantil.
Novembro/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário