terça-feira, 14 de junho de 2011

NICO E LAU - HUMOR COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ARTE ESTA NO SANGUE


Nico e Lau participam da Campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue no MT-Hemocentro em Cuiabá.


Regularmente deparamos com campanhas nos meios de comunicação que buscam despertar nas pessoas o ato de solidariedade no que diz respeito à doação de sangue. Essa ação se torna mais forte próximo a feriados prolongados no decorrer do ano.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), se em torno de 3% a 4% da população mundial cultivasse o hábito de doar sangue regularmente não existiriam problemas de estoque sanguíneo no mundo (Ministério da Saúde-2007).
Dados do Ministério da Saúde, apontam que cerca de 1% da população brasileira (atualmente 1.600.000 pessoas) caso fizessem a doação de sangue regularmente, os hemocentros não sofreriam escassez e não haveria necessidade de tantas campanhas extraordinárias para essa finalidade.
Estudos apontam que o baixo número de doadores, também se deve como conseqüência dos mitos e tabus que se perpetuam na sociedade, do desconhecimento da importância da doação de sangue e da falta de credibilidade nos serviços de saúde. (LUDWIG e RODRIGUES, 2005)
Neste contexto, campanhas constantes para a fidelização de doadores buscarão manter um estoque de sangue necessário para atender a demanda da população em todos os momentos, seja em feriados prolongados ou em outras circunstâncias.
Divulgar a importância da cultura da doação voluntária de sangue na sociedade e captar novos colaborares para o exercício da cidadania, motivando-os para a doação espontânea, habitual e responsável, promovendo o ato de solidariedade humana, que Nico e Lau, juntamente com o cantor Sulivan e mais 06 artistas plásticos participaram do Projeto “A Arte está no Sangue” uma realização dos servidores do Hemocentro de Mato Grosso.
Com essa ação se espera atingir no mínimo 10% do público-alvo e que estes despertem o sentimento de comprometimento com a sociedade e passem a praticar a doação de sangue no mínimo duas vezes por ano.
O ato de doar sangue é de suma importância para a sociedade como um todo. E nos dias atuais observa-se ainda a necessidade de despertarmos uma consciência de comprometimento e responsabilidade, uma vez que o número de doadores fidelizados não atende a demanda mínima para o estoque de sangue, fazendo-se necessário a realização de campanhas e coletas “in Loco” a fim de conseguir um número adequado de doação.








NICO E LAU: SEM GLAUCOMA

Os atores J. Astrevo e Lioniê Vitório, participam de Campanha de prevenção do Glaucoma.


Médicos oftalmologistas de Cuiabá e Várzea Grande realizam no dia 14 de maio de 2011, uma grande ação preventiva no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, para orientar a população sobre os riscos do glaucoma e a importância do exame médico para evitar a doença. A atividade ocorreu pela manhã, e integra o cronograma da 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma em Mato Grosso. Na ocasião, 20 profissionais fizeram, gratuitamente, o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Também foram realizadas palestras,  entre os convidados da AMO - Associação Mato-grossense de Oftalmologia, estavam os atores J. Astrevo e Lioniê Vitório, que através do humor destacaram a importância de se fazer o exame do glaucoma, juntamente com o Presidente da entidade Maurício Donatti, explicou  que a ação integra uma iniciativa que engloba várias atividades realizadas no país em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). “Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS - indicam o glaucoma como a terceira maior causa de cegueira no mundo. É muito importante que a população saiba dos riscos desta doença, que não apresenta sintomas até fases avançadas de sua evolução. A maioria das pessoas acometidas nem sabem que estão doentes, por isso a importância do exame médico preventivo”.

No bate-papo com os pacientes  J. Astrevo (Lau),  explicou que, por ser uma doença com componente hereditário e que ainda não teve as causas totalmente descobertas, não há como evitar a incidência, então o melhor remédio é estar sempre visitando o seu médico para ver se esta tudo bem com a visão” de forma direta e clara os clientes entenderam a mensagem. “O que é possível é detectar precocemente as pessoas que têm a doença e, com o tratamento, evitar a progressão para fases mais avançadas, e, consequentemente, a cegueira”. lembra os artistas juntos com a equipe de médicos entre eles o Dr. Celso Cunha, que completa “ o glaucoma é semelhante ao diabetes e hipertensão arterial sistêmica, que são também doenças silenciosas, bastante prevalentes e com alta morbidade”.

O evento, contou com mais de 1.500 atendimentos, onde Nico e Lau juntamente com os profissionais da saúde da AMO, deram uma lição de solidariedade.

GLAUCOMA – É uma doença que danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica das pessoas doentes, até chegar à cegueira. O principal fator de risco é a pressão dos olhos e o nervo ótico é a parte do olho afetada pela doença. A detecção precoce na população pode prevenir a lesão do nervo e evitar a cegueira. Outros fatores de risco são: idade acima de 40 anos, raça negra, miopia acima de seis graus, diabetes e pacientes com doenças oculares.











Nenhum comentário:

Postar um comentário