terça-feira, 26 de abril de 2011

QUEM É NICO E LAU?



Nico e Lau foram criados em 1995 pelos atores Lioniê Vitório e J. Astrevo após mais de uma década de carreira artística atuando em teatro.

Lioniê Vitório (Nico) 41 anos, mato-grossense de Santo Antônio de Leverger. Formado em Artes pela Unic e Pós–Graduado em Patrimônio Cultural. Foi  Secretário de Cultura, Vereador, Vice Prefeito e Prefeito interino do seu município. Como ator começou em 1986 no Grupo Ânima de Teatro na antiga Escola Técnica, hoje IF-MT.

Justino Astrevo de Aguiar (Lau) 46 anos, cuiabano. Formado em Letras pela UFMT, Pós Graduado em Planejamento e Gestão Cultural pela UNIC. Autor, Diretor e Ator, foi Secretário de Cultura de Cuiabá e Professor Universitário. Começou sua carreira artística em 1980 quando fundou a Cia Folhas Produções.

Em 1989 Vitório recebeu convite do diretor J. Astrevo para participar do espetáculo ÚLTIMO BAILE DE VERÃO de sua autoria. A parceria deu certa e desde então Lioniê e Astrevo passaram a atuar juntos em diversos espetáculos teatrais.

Em 1995 os atores receberem convite da TV Record de Cuiabá/MT (Grupo Gazeta de Comunicação) para participarem do programa “REVISTA DA MANHÔ. Lá criaram as personagens NICO e LAU comandando o quadro PORTEIRA ABERTA. Com o sucesso do quadro a dupla foi convidada para participar do Programa dominical “SER...TÃO MATO-GROSSENSE”, apresentado pelo radialista Carlos Roberto “Mortadella”, oportunidade que fez crescer a popularidade da dupla.

Em 1996 levaram pela primeira vez as personagens para o palco com o show humorístico que levava o nome da dupla: NICO E LAU- O Show. O trabalho teve ótima repercussão e deu início a carreira de espetáculos teatrais dos comediantes que assim sucederam-se:
O COBRADOR em 1997, O SORTUDO em 1998, O TANTÃ em 1999, A CASA ASSOMBRADA em 2000, O FREGUÊS em 2001, O MALA em 2002. QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA em 2003, BALAIO DE GATO em 2004, QUEM IMPORTA O RABO ENTORTA em 2005, UM PROGRAMA BEM BOM em 2006, O GOLPE em 2007, BICO CALADO em 2008,  PRETO NO BRANCO em 2009, PEGA INTELIGÊNCIA 2010 e NA PONTA DA LÍNGUA em 2011. Todas com textos e direção de J. Astrevo Aguiar.




Chico Anysio com Nico e Lau - 2003
(No aniversário da dupla) 


Em 2003, comemorando 08 anos de carreira, trouxe a Cuiabá CHICO ANYSIO. Evento que superlotou o Cuiabá Tênis Clube e agregou imensurável valor mercadológico para a dupla. Esse acontecimento deu origem ao projeto Festival Nacional do Humor realizado anualmente pela Nico e Lau Produções. Este Festival já trouxe à Cuiabá os comediantes Saulo Laranjeira, Jorge Loredo, Geraldo Magela, Claudia Rodrigues, Paulo Silvino e o cantor cearense Falcão.

A dupla já lançou 4 CDs musicais. Em 1998 o primeiro: A DANÇA DO LAMBARI, em 2000 o segundo: ARRIPIÁ, o terceiro em 2003 ACHO QUE TÔ APAIXONADO e em 2006 o quarto - AGITANO NA BALADA.

Em 2007 a dupla lançou seu primeiro DVD – o curta metragem O JOGO e 10 episódios do MINUTO DO HUMOR de bônus.

Em 2009 os atores Lioniê Vitório e J. Astrevo, criaram o Projeto ATAQUE DE RISO, um grande encontro de humoristas mato-grossenses. O evento já esta na sua quarta edição, onde tiveram as participações dos personagens: Totó Bodega,  Comadre Pitu, Generoso, Odilza, Chico Bagre e Ximburé, Bidu, Cássia, Judite, Banga, João Kuiudo, Bastiana Cacerense, Palhaço Lambada, Creonice,  Dito Bocaiúva, João Montanha, Nico e Lau.

No ano de 2010 em comemoração aos 15 anos de dupla, foi lançado dois DVDs BICO CALADO, O GOLPE e  o livro “HUMOR DO MATO – Um picadeiro a céu aberto para a obra de Nico e Lau”,  que faz uma análise crítica da carreira artística dos atores e também das personagens.

Desde 2005 veicula o programa MINUTO DO HUMOR na TV Centro América e a partir de 2007 na TV Morena em Mato Grosso do Sul, parceria com a Rede Mato-grossense de Televisão, em 2011 outro programete foi lançado “PAPO CABEÇA” substituindo o anterior e veiculando nos intervalos comerciais.

Eles já atuaram em mais de 200 peças publicitárias para empresas privadas como: Supermercado Modelo, Unimed, Grupo City Lar, Drogaria América, Drogaria Aeroporto entre outras e no setor público para o Governo do Estado e diversas Prefeituras.


NICO E LAU PRODUÇÕES
(65) 3627.1244


Nico e Lau e seu novo figurino preto e branco - 2010

As feras do humor nacional e regional

Folder da 3ª Temporada Nacional do Humor - Centro de Eventos doPantanal/MT - 2009

Primeiro show de Nico e Lau -1995. Teatro da ETFMT - Cuiabá/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário