Nico e Lau entram na campanha contra a trabalho infantil no estado de Mato Grosso - 2011
Selo da Campanha "Trabalho Infantil: Não Tem Graça Nenhuma."
O Ministério Público do Trabalho (MPT) é integrante do fórum e já vem destinando recursos judiciais para ações preventivas que visem coibir a exploração do trabalho infantil e conscientizar famílias e sociedade, como um todo, da gravidade dessa situação que está intimamente relacionada com a pobreza e com a falta de educação de qualidade.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE), feita em 1992, estimava-se que no Brasil existiam nove milhões de crianças entre cinco e sete anos de idade trabalhando. Na última pesquisa realizada em 2006, essa perspectiva caiu para cinco milhões.
Apesar da redução, a situação requer vigilância e ações preventivas e coercitivas constantes, alerta a Coordenação do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com representação na Organização das Nações Unidas (ONU), para quem, o Brasil ainda tem que melhorar muito a área da educação para que as crianças gostem de estudar e tenham um conhecimento com qualidade.
Em Mato Grosso, o PNAD aponta que 99 mil crianças com idades entre 5 e 7 anos, estejam trabalhando e que 19 mil tenham abandonado a escola para trabalhar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário