Evento: 8º HUMOR DO MATO
Data: 20 a 23 de outubro de 2016
Artistas participantes: Totó Bodega, Taty Baracatty, Nico e Lau, Tchó e Béppi (Sinop), Bastiana Cacerense (Cáceres), Alma de Gato, André D’ Lucca (Cuiabá Digoreste), Comadre Pitú, Creonice, Xô Dito, Penélope, Creissiewerson (Ganhador do Concurso de Humor/Pantanal Shopping), Maloka (SP), Nerso da Capitinga (MG), Pedro Manso (RJ) e Eri Johnson (RJ)
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros – 20 horas
Entrada: 02 kg de alimento não perecível (Trocar no teatro, a partir das 15 hs do dia 18/10)
Informações: (65) 99975.5513/ 3627.1244
nicoelau.com.br / humordomato.blogspot.com.br
Patrocínio: Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Cultura (II Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso)
Co-Patrocínio: Assembleia Legislativa de Mato Grosso / Sala da Mulher.
Apoio Cultural: TV Centro América / Centro América FM / Jornal Diário de Cuiabá.
Parcerias: Delmond Hotel / Chiroli Uniformes / Estrada Confecções / Hiald Iluminação / MTO Publicidade / Fruta Sul / Vou Fazer Festa.com.br / Genus Gráfica e Painéis /Academia Pedro Fernandes / SEBRAE-MT / Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger / Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães.
Produção: Nico e Lau Produções
Realização: Instituto Leverger
HISTÓRICO DO FESTIVAL
Surge em Cuiabá, a partir de 2003, um movimento de artistas independentes protagonizado pela dupla Nico e Lau. Esse movimento somado a forte atuação da música regional, ajudou a elevar a autoestima da gente cuiabana. Como 50% da população é formada por pessoas que vieram de outros estados, aqui se tornou um mosaico de culturas e o cuiabano se sentia um pouco encolhido e envergonhado. Por essa razão, personagens com alma cuiabana e com grande exposição na mídia local, contribuíram para que os nativos se sentissem defendidos e representados.
Ocupando praças, ruas, bares e a televisão, esses artistas aproximaram de um público que ainda não frequentava teatro e de modo geral não consumia o produto artístico local. A partir desse movimento foi criado o Humor do Mato –
Festival Nacional do Humor de Mato Grosso, apadrinhado pelo mestre do humor brasileiro: Chico Anysio, que fez o show inaugural.
De lá para cá o Festival ampliou e se consolida como importante agenda da cultura e entretenimento de Cuiabá. Em sua segunda e terceira edições espetáculos protagonizados por comediantes como: Claudia Rodrigues, Jorge Loredo – o Zé Bonitinho, Saulo Laranjeira, Paulo Silvino, Falcão e Geraldo Magela – O Ceguinho, ajudaram a sedimentar o caminho para a expansão do Festival, agregando inclusive outras linguagens do humor.
Neste sentido, a partir da quarta edição, o Salão de Humor Gráfico passou a fazer parte de sua programação, homenageando figuras ilustres da cena nacional. Nesta edição o grande homenageado foi Chico Anysio com a exposição Flash Expo Chico Anysio que apresentava 80 obras executadas por 30 artistas brasileiros que fizeram caricaturas, cartuns, charges das principais personagens do criador. E pelo palco passaram shows de Adamastor Pitaco, Nilton Pinto e Tom Carvalho, André Lucas, Nico e Lau, Totó Bodega, Almerinda, Pitú e Comadre Creonice.
Em sua 5ª edição o homenageado foi o maior quadrinista do Brasil: Maurício de Sousa, com a exposição: Mônica, 50 anos, comemorando meio século de existência da sua principal personagem. Nesta edição esteve presente a linguagem humorística que ocupa a cena nacional stand up, com representantes como Diogo Portugal e Fábio Rabin, ainda o comediante Santos (Iran Thieme/SBT).
A 6ª edição trouxe Liu Arruda (in memorian) e Ivan Belém como grandes homenageados no Salão com a exposição “Gambiarra que deu certo” retratando a história dos principais artistas do primeiro e maior grupo de teatro de rua de Mato Grosso. E na parte cênica o festival prestigiou a linguagem do stand up comedy com as presenças de Marcelo Marrom, Rudy Landucci, Ataide Arcoverde e Paulinho Gogó.
Em 2015 chegou a 7ª edição que contou com a presença de Matheus Ceará (Praça é Nossa/SBT), Nelson Freitas (Zorra/Globo), Os Fulanos (RS), Nico e Lau, Comadre Pitú, Creonice, Totó Bodega e Almerinda, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros – Cuiabá/MT. Pela primeira vez o Humor do Mato vai para o interior de Mato Grosso, realizando o festival nas cidades de Santo Antônio de Leverger, Jaciara e Cáceres. Atingindo um recorde de público, acima de 5.000 pessoas.
A 8ª edição do Humor do Mato este ano faz parte do II Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, que acontecerá nos dias 20 à 23 de outubro, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros em Cuiabá/MT – 12/11 em Chapada dos Guimarães/MT no Festival Gastronômico Chapada Original e no dia 19/11 em Santo Antônio de Leverger/MT.
RELEASE
O Festival trabalha e difunde o gênero mais popular das artes cênicas: A comédia. Uma realização do Instituto Leverger, com a produção da Nico e Lau Produções, onde a sua programação consiste em: shows de humor e perfomances de linguagem cômica. Há outras ações como a palestra – “Produto Cultural como Produto de Mercado” para 150 pessoas na faixa etária acima de 18 anos e a oficina “Risoterapia” destinada a 30 pessoas faixa etária acima de 16 anos. Sua programação exibe três espetáculos por noite, sendo dois locais e um nacional, num importante processo de integração e intercâmbio das produções.
A forma de composição da programação é feita sempre através de convite, tanto para artistas nacionais como para locais. O conceito é produzir uma programação que seja demonstrativa da diversidade da cultural brasileira, trazendo representante das diversas regiões do país, com sua identidade e linguagem próprias.
A programação total do festival se realiza em 06 dias, com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso / Sala da Mulher, Cuiabá sediará de 20 a 23 de outubro de 2016 a sua primeira etapa no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros de 774 lugares. No primeiro dia teremos um cerimonial de abertura, um show regional e um show nacional. Na programação subsequente teremos sempre 03 espetáculos por noite, sendo um nacional e dois locais. Portanto, nessa etapa teremos 04 espetáculos nacionais e 07 regionais, envolvendo 22 artistas mato-grossenses e 04 artistas de outros estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A segunda etapa acontece dia 12/11 em Chapada dos Guimarães/MT, junto ao Festival Gastronômico de Chapada Original e no dia 19/11 em Santo Antônio de Leverger/MT, com 02 shows regionais. Perfazendo um total de 15 apresentações na programação oficial do Festival.
A Palestra será realizada na UNIVAG – Várzea Grande/MT, dia 25/10/2016 a partir das 19:30h.
A Oficina será no Centro Cultural da UFMT no início de 2017 para 30 artistas iniciantes.
Estima-se um público de mais de 3.000 pessoas, entre os frequentadores dos espetáculos e participantes da oficina e palestra. Os elementos motivadores são: valor social (02 kg de alimento não perecível, somente para a capital), locais de fácil acesso, somado a grande popularidade dos artistas que fazem parte da programação do festival.
Este ano o Festival tem o tema rir ou não rir, eis a questão! Numa referência a Shakespeare, dramaturgo inglês que ajudou a popularizar a linguagem do teatro popular e da comédia no mundo inteiro, pela passagem dos 400 anos de sua morte.
Dizia ele: “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”. Baseado neste pensamento é justo homenageá-lo em festival de humor, no 8º Humor do Mato.